SUA NOTA NÃO É VOCÊ

10:42 AM


Eu me acomodei, achei que podia apenas com o meu talento tirar uns belos 900 no enem. Li sobre o tema, treinei, anotei coisas extras da aula e não quis manter o padrão que o professor pediu, afinal, eu nunca entrei nos padrões. Sempre me virei com meu estilo e ia bem, conseguia notas maravilhosas.

E me esqueci que eu era humana, que eu sou humana.  Esqueci que durante dois dias inteiros eu cheguei em casa chorando, cansada, com dores. Consequência de uma prova que para mim, não deveria ser importante. Eu passei no vestibular que queria, mês que vem começo uma nova vida e realmente, é assustador.

Porém, eu penso em todas aquelas pessoas dia e noite na minha timeline do Twitter, sem acreditar nas médias, arrependidos de não terem passado mais uma noite em claro estudando. O Enem, como todos dizem, não mede nem um pouco sua inteligência. Virou frase clichê inclusive: "Você não é sua nota".

Mas vale à pena repetir.

Eu penso em todos os artistas por ai afora, o Enem nem nenhuma prova mediu o talento deles. Pois é. Sabe aquelas meninas super talentosas que fazem icons e header pra gente no twitter? Aquelas pessoas que criam páginas maravilhosas no facebook ou até mesmo nós, blogueiras e youtubers, que fazemos o impossível para deixar nosso blog e canal cada vez melhor?

Nós somos tão inteligentes quanto qualquer um, á nossa maneira. Um 600 ou um 900 não te torna melhor, superior. Te torna alguém que se esforçando conseguiu o que maioria de nós talvez não quisesse ou não invejasse. Sinceramente, eu não invejo um 900. E vamos combinar, ninguém deveria.

Será que você estava em um bom dia quando fez a prova? Será que não se cansou? Pense em todos os motivos e lembrem-se: redatores do enem tendem a ser injustos, preguiçosos e alguns nem leem sua redação. Só o governo ainda não abriu os olhos e percebeu que você tem que ser feliz fazendo o que gosta, é dai que vem o amor e as coisas boas e consequentemente, a tão esperada grana. É fazendo o que você se sente bem que o mundo melhora.

Se você foi meu bem no enem: meus parabéns.
Se você não foi bem: meus parabéns da mesma maneira, por ter aguentado horas sentado, lendo textos cansativos, complicados, tendo que lidar com questões ambíguas e racionando seu tempo.
Lembre-se de novo: Sua nota não é você.




Anita. 

You Might Also Like

0 comentários