5 documentários com críticas sociais que vocês precisam assistir

8:49 PM

Oi pessoal! 

Eu sou fissurada em filmes, séries e documentários que trabalhem questões sociais. Não apenas no Brasil (um país rico em diversidade e cultura), mas em todo o mundo, vários assuntos devem ser colocados em pauta, especialmente aqueles sobre relacionamentos abusivos, depressão e a desigualdade racial e social. 

Selecionei então, visando estes temas e a importância que eles tem atualmente, 5 filmes/documentários que retratam a obesidade, a caridade e os projetos sociais nos dias de hoje, um pouco da história negra, drogas e terrorismo. Vamos ao post!


1. Muito além do peso.

Esse documentário me ajudou demais nas redações, por conta do tema obesidade e sobrepeso. Ele mostra, na verdade escancara, o poder de coesão das empresas de "fast food" e como essa indústria de alimentos afeta especialmente as crianças. Vale muito a pena assistir e repensar no nosso modo de alimentação atual, afinal, querendo ou não, muitas vezes compramos a marca e não o produto. 




2. Quanto vale ou é por quilo?

Esse filme mexeu muito comigo. Porém, cuidado, a crítica real dele não está tão clara e pode ser que de primeira muitos não entendam a mensagem ou a indireta. Sobre o que se trata? O principal tema abordado são as fraudes por trás das ONG's e projetos de caridade, que eu nem desconfiava que existiam. Nem tudo é feito às claras. 

Desvios de dinheiro, hipocrisia da população são problemas mostrados a todo momento e são feitas comparações com o dia de hoje e o passado (escravidão). Vou deixar um link de crítica aqui embaixo que eu adorei e acho que vale a pena ler depois de assistir!




3. What happened, Miss Simone? 

Conhecem a Nina Simone? Uma cantora maravilhosa que mudou a música e até hoje é inspiração para muitas pessoas, inclusive as mulheres negras. No documentário feito pela netflix, conhecemos um lado da cantora que não conhecíamos antes e passamos a enxergar o quão bravamente ela lutou para mudar sua situação. Não consegui achar ele pelo youtube, então vou deixar só o trailer aqui para vocês. 



4. AMY

Confesso que demorei um pouco para finalmente assistir e opinar sobre um dos documentários mais tristes que eu já vi na minha vida. Não quero dar spoilers porque apesar de ter uma vida pública, os diretores captaram histórias e um lado da cantora Amy Winehouse que muitos claramente não conheciam. Uma das questões mais abrangentes foi o relacionamento abusivo com o qual ela conviveu por anos e a consequência disso tudo. O que eu senti ao terminar, foi um nojo tremendo pela mídia, pelo ex namorado (que muita gente insiste em colocar em um patamar) e pelo pai dela. Ah, deixem lencinhos por perto porque o final e os relatos são de partir o coração. 

Infelizmente eles tiraram o documentário do youtube mas vocês podem assistir pela netflix.



5. Farenheit - 11 de Setembro. 

O nome já diz tudo. O documentário dirigido por Michael Moore, mostra a corrupção e fraude das eleições um ano antes ao ataque terrorista que chocou os Estados Unidos. Inclusive como os eventos foram mal investigados. Quase todos os meus professores de história e geografia recomendam que a gente assista e por isso também estou recomendando a vocês! É super interessante mesmo e usa imagens reais para descrever como foi o primeiro ano do governo Bush... Um dos menos proveitosos do país.

Aqui tem o documentário completo e legendado para vocês!


Conta aqui embaixo pra mim se vocês já assistiram ou ouviram falar sobre esses documentários e qual foi a opinião de vocês sobre eles!! São sugestões bem interessante para quem ainda é pré vestibulando!

Espero que vocês tenham gostado e até o próximo post!
Beijos, beijos
Anita.

You Might Also Like

0 comentários